Na era ouro dos videogames, onde Nintendo, Mega Drive e PlayStation 1 reinavam supremos, a garantia de clientes e lucros parecia inabalável. No entanto, como tudo na vida, essa bonança não durou para sempre. Uma nova lan house, oferecendo acesso à internet, surgiu, tornando a competição injusta. Meus clientes, seduzidos pelas maravilhas da internet, começaram a desaparecer, trocando experiências sobre o Orkut e o MSN.
Percebi que era hora de inovar. Comecei a investir em computadores para oferecer serviços de lan house além dos consoles. Com um capital limitado, só pude comprar um PC inicialmente. Trabalhava enquanto meus clientes usavam o computador, marcando o tempo de uso. No início, os clientes passavam o dia todo conectados, mas enfrentávamos desafios com uma internet via rádio de 300Kbps, especialmente nos dias chuvosos.
Mesmo com dificuldades, o acesso à internet encantava os clientes, e consegui adquirir mais computadores, embora não tão modernos. Lembro-me de um PC que comprei com a promessa de ser bom, mas que causava tanto lag nos jogos que os personagens caíam repetidamente das pontes antes de conseguir atravessar.
A chegada do jogo World of Warcraft trouxe um novo fôlego para a lan house, com alguns clientes pagando o mês adiantado para jogar. Aproveitei esse momento para investir mais, adquirindo PCs melhores e até mesmo o primeiro PlayStation 3, capitalizando em jogos como Call of Duty, que se tornaram febres.
No entanto, nem tudo eram flores. Com a concorrência aumentando, especialmente em meu pequeno povoado, onde surgiram quatro novas lan houses, os lucros começaram a diminuir drasticamente. Foi nesse momento que percebi a necessidade de diversificar. Passei a oferecer serviços além dos jogos, como montagem de fotos, criação de MP3 e gravação de filmes, além de vender doces para complementar a renda.
Essa estratégia me ajudou a superar a concorrência e, eventualmente, vi as outras lan houses fecharem, deixando-me novamente como o único provedor de serviços digitais na região. Os tempos bons voltaram, com a ascensão do Facebook, mas logo a febre dos smartphones chegou, e os acessos às lan houses foram reduzidos drasticamente.
Nunca desistindo, decidi investir em minha educação, cursando Pedagogia. Percebi que poderia explorar um novo mercado relacionado à minha formação, oferecendo serviços acadêmicos para professores e estudantes. No entanto, a pandemia trouxe novos desafios, com a migração das aulas para o ambiente online, diminuindo a demanda por esses serviços.
Foi então que busquei novas oportunidades, transformando meu espaço em uma loja de importados e acessórios. Hoje, ofereço uma variedade de itens que são sucesso de vendas, além de continuar a prestar alguns dos serviços que antes oferecia na lan house , que em outros post vou indicar porque acredito que pode ajudar pessoas como me ajudou bastante..
A principal lição que aprendi ao longo dessa jornada é a importância de se reinventar constantemente, nunca desistir e estar sempre atento às mudanças, pois o que hoje é lucrativo, amanhã pode não ser mais